Entrevista Dr.Fabiano Rebouças para jornalista Isabela Pimentel
http://www.revistapoderosas.com.br/index.php?perigo-na-ponta-dos-pes
Qual o perigo para a saúde que o uso excessivo de salto alto pode trazer?
R: O aumento das curvaturas fisiológicas da coluna, principalmente da coluna lombar, ocasionando uma hiperlordose (maior afundamento da região acima do bumbum). Normalmente as mulheres geneticamente, já tem a lordose lombar aumentada em relação ao homem, e o uso do salto pode aumentar ainda mais. Além disso, lembrar que a mulher:
engravida (aumentando a lordose lombar), tem menstruações (deixa a região lombar mais sensível), tem mamas (alterando a postura), normalmente tem posturas corpóreas inadequadas (como p.exemplo cruzar pernas, modo de sentar etc), usa bolsas em um dos lados do corpo (e muitas vezes são pesadas), oscilam mais de peso (engordam e emagrecem muitas vezes em curtos períodos) e frequentemente tem ostopenia ou até osteoporose com enfraquecimento dos ossos. Quando associado ainda a algum problema genético/hereditário na coluna e com o uso constante de sapatos com salto alto ocasiona-se ou agrava-se doenças pricipalmente na região lombar da coluna.
Além da coluna outras regiões que acabam sofrendo com o uso excessivo do salto são os membros inferiores. Os pés iniciam com calosidade na região plantar (sola) principalmente na cabeça dos metatarsianos (antes do inícios dos dedos) muitas vezes seguidos de dor, e os dedos com deformidades muitas vezes irreversíveis. As deformidades mais comuns nos pés pelo uso excessivo de salto alto são os dedos em garra (ficam permanentemente fletidos/dobrados) e o halux valgo (também conhecido com joanete), que tem forte componente hereditário mas sua evolução é precipitada e agravada pelo uso do sapato inadequado.
Com que idade se pode começar a usar saltos altos?
O ideal é que se inicie o uso de sapatos com saltos somente após o fim do crescimento.
Qual o impacto do uso de salto alto na saúde vascular?
Com o uso constante e diário do salto alto, a mulher altera o modo de pisar e diminui a flexão dorsal dos pés (movimento que traz a ponta dos pés para cima), ficando assim maior parte do tempo com os pés em extensão (pontas dos pés para baixo). Os movimentos dos pés em flexão e extensão nas caminhadas do dia a dia são importantes para que ajudem, pela ação muscular do tríceps sural (batata da perna), a impulssionar o sangue dos pés para cima, em direção ao coração, pela própria contração da musculatura. No uso excessivo do salto perde-se esta ação, podendo propiciar o aparecimento de alterações vasculares venosas (varizes) e assim dores nas pernas e até edema (inchaço) nos pés.
Como as mulheres podem utilizar salto sem ter problemas de saúde?
Alternando horários sem salto alto durante o dia ....mas não somente sem o salto no fim do dia! Fazendo exercícios de flexo extensão (igual acelerador de carro) com os pés durante o dia (de pé ou sentada). Deixando os sapatos com salto alto e bico fino somente para ocasiões de festas ou saídas a noite e não para o uso diário. Usando sapatos com saltos mais baixos no dia a dia (menores que 4cm de salto ou plataformas). Consultando um ortopedista também!
Quais as doenças que o uso excessivo pode trazer?
Pode ocasionar ou agravar varizes / calosidades / joanetes / alterações posturais na coluna, levando muitas vezes a dores crônicas de difícil tratamento.