Nossos especialistas em ombro: Dr. Fabiano Rebouças Ribeiro
A luxação de ombro ocorre quando a articulação é deslocada, geralmente devido a traumas ou movimentos bruscos. Por ser uma articulação muito móvel, está entre as mais propensas a esse tipo de lesão. O tratamento correto e medidas preventivas são essenciais para a recuperação e para evitar novas ocorrências.
As lesões no manguito rotador são uma das causas mais comuns de dor no ombro, especialmente em pessoas que realizam movimentos repetitivos ou levantam os braços com frequência. O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que estabilizam a articulação do ombro e permitem a movimentação do braço.
A síndrome do impacto no ombro é uma condição comum que ocorre quando os tendões ou músculos do ombro ficam comprimidos entre os ossos da articulação, causando dor e inflamação. Essa dor geralmente se intensifica durante movimentos que envolvem levantar o braço, podendo afetar atividades cotidianas.
As lesões no ombro são bastante comuns entre atletas, especialmente em esportes que envolvem movimentos repetitivos e de grande esforço, como natação, tênis, e musculação. Felizmente, com algumas práticas preventivas, é possível evitar boa parte dessas lesões e garantir um bom desempenho sem prejudicar sua saúde.
A luxação de ombro ocorre quando a cabeça do osso do braço (úmero) se desloca da cavidade onde deveria estar no ombro. Essa é uma lesão relativamente comum, especialmente em pessoas ativas e atletas, devido à ampla mobilidade que essa articulação oferece, tornando-a mais suscetível a deslocamentos.