Gota é o excesso de ácido úrico no sangue de uma pessoa, causando uma doença inflamatória nas articulações do corpo. A taxa elevada desta substância no organismo provoca um depósito de cristais de monourato de sódio e é chamada de hiperuricemia.
O ácido úrico é produzido naturalmente pelo nosso corpo após ingerirmos a purina, uma proteína presente em diversos alimentos, como carnes, feijão, frutos do mar e bebidas alcoólicas. Quando nosso organismo produz excessivamente o ácido úrico ou não consegue eliminá-lo com eficiência, a gota pode aparecer. O uso de diuréticos e a quimioterapia também podem desencadear as crises.
Os primeiros sintomas de gota são inchaços nas articulações inferiores do corpo, especialmente o dedão do pé, mas pode atingir também tornozelos e joelhos. Normalmente as dores acontecem de madrugada, quando a pessoa está relaxada, e pode durar até dez dias. Lembrando que a maioria dos casos ocorre em homens acima dos 40 anos, principalmente nos que são obesos e não se exercitam.
O médico ortopedista e o reumatologista são os especialistas indicados no acompanhamento da gota. São necessários exames consecutivos para constatar o nível de ácido úrico no sangue. Não há uma cura definitiva para a doença, no entanto, evitar os alimentos ricos em purina, especialmente cerveja e vinho tinto, já ajuda a baixar a taxa da substância. Tomar bastante água, para aumentar fluxo de urina, também é recomendável.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100