O processo de crescimento das crianças exige cuidados clínicos em diferentes períodos, de modo que a ortopedia pediátrica é a especialidade responsável por prevenir, orientar e tratar casos de reabilitação de crianças e adolescentes que apresentem problemas relacionados à formação dos ossos, articulações e músculos.
Com o avanço dessa especialidade ao longo dos anos, os profissionais contam com processos que agilizam significativamente o atendimento personalizado ao público infanto-juvenil de forma multidisciplinar.
O ortopedista pediátrico é o especialista mais indicado para diagnosticar e tratar patologias músculo-esqueléticas em uma criança, podendo ser um problema conhecido como congênito, que ocorre no momento do nascimento do bebê (como a displasia de quadril), até problemas em pacientes que estejam entrando na adolescência (como os desvios de coluna comuns nessa fase de vida).
A ortopedia pediátrica irá mapear o quadro do paciente pediátrico, seja pelo histórico do paciente, por exame clínico, ou por exames de imagem. A partir disso o ortopedista irá indicar tratamentos a partir de suportes gessados, órteses e até mesmo cirurgias com foco ortopédico.
Os acompanhamentos mais comuns na ortopedia pediátrica envolvem as seguintes partes do corpo:
- Pés (deformações, alterações congênitas, pés tortos ou planos);
- Quadris (Perthes, displasias e más formações musculares);
- Joelhos (dores, deformidades nos ossos);
- Coluna (deformidades relacionadas à cifose, escoliose e dores em geral);
- Lesões traumáticas (trauma de crânio, paralisia cerebral, infecções, etc).
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100