Dores no joelho, problemas na coluna, osteoporose... Tudo isso parece ser assunto para se preocupar só na terceira idade, ou pelo menos após os 40 anos, certo?
Mas, na verdade, a prevenção de doenças ortopédicas (relacionadas a ossos, músculos e articulações) deve ter início bem cedo, ainda na infância, já que alguns problemas podem comprometer o desenvolvimento saudável das crianças e outros, prejudicar a qualidade de vida quando adultas.
A maioria das doenças, se descobertas precocemente, podem ser tratadas, evitando complicações maiores. Exemplo como a escoliose, espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre outra), doença de Perthes (que causa dor nos quadris), displasia do quadril, entre outras.
Alguns problemas na coluna podem ser resultado da herança genética, como a escoliose, porém muitos outros podem ser evitados ou pelo menos reduzidos os riscos com mudança de hábitos.
É importante que os pais estejam sempre atentos ao modo como a criança caminha, se senta ou fica parada, em pé. Nem sempre a queixa de dor está presente. O histórico familiar deve ser conhecido sempre que possível.
Dúvidas? Entre em contato com nosso atendimento e agende sua consulta com nossa equipe de ortopedistas.