A panturrilha, popularmente conhecida como batata da perna, possui músculos propulsores e amortecedores essenciais para o movimento do corpo humano, sendo que os principais se chamam gastrocnêmio e sóleo. A batata da perna também tem outra função essencial: auxiliar que o sangue que já circulou pelo corpo retorne ao coração, funcionando como uma bomba propulsora para circulação. Mas e quando se sente dor na batata da perna, o que pode ser?
- Cãibras
Uma das principais causas de dor na região são as cãibras. Essas contrações musculares involuntárias podem ocorrer em momentos como o sono, ou durante e após atividade física intensa, por exemplo. Uma das causas da cãibra é a produção de ácido lático, que gera uma fadiga muscular. Para preveni-la, beba cerca de 2 litros de água por dia; coma alimentos ricos em potássio (como a banana); alongue-se antes e depois de se exercitar; beba líquidos isotônicos (como água de coco). Se mesmo assim persistirem os sintomas, converse com seu médico sobre a utilização de vitaminas e sais minerais na forma de comprimidos para suplementar sua alimentação.
- Má circulação sanguínea
Outro fator relativamente comum para sentir dor na panturrilha é a má circulação sanguínea, que afeta mais os idosos, tabagistas e as gestantes e tem como outro sintoma os pés frios. Para melhorar os sintomas é recomendado praticar exercícios físicos regularmente, diminuir a quantidade de sal nos alimentos, evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, e usar meias elásticas. Se mesmo assim persistirem os sintomas procure o ortopedista e o cirurgião vascular para uma avaliação.
- Varizes
As varizes também podem ser uma causa de dor nas pernas. Isso porque as veias tendem a ficar dilatadas, causando a sensação de dor e cansaço na panturrilha. O tratamento para varizes pode ser feito com meias elásticas e atividades físicas para um melhor bombeamento do sangue. Já os casos mais graves podem precisar de terapia à laser ou cirurgia.
A dor na batata da perna também pode estar associada à lesão muscular, trombose venosa, cisto de Baker, flebite, lesão no tendão de Aquiles, dor ciática, veias varicosas, aterosclerose, celulite infecciosa, entre outras.
Se o paciente sentir dor intensa que surge de forma inesperada; dor, inchaço e rigidez em uma das pernas; vermelhidão e sensação de queimação é necessário se consultar com um médico ortopedista com urgência.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100