O que é?
A doença de Freiberg é uma causa comum de dor na planta do pé (metatarsalgia). A causa é uma lesão ao osso. Este distúrbio geralmente ocorre em meninas que estão passando pela puberdade e que estão crescendo rapidamente ou em pessoas em que o osso ligado à base do hálux (primeiro osso do metatarso) é curto ou o segundo osso do metatarso é longo. Em ambos os casos, a segunda cabeça do metatarso pode estar sujeita ao tensionamento repetitivo, tal como ao praticar-se dança.
Sintomas:
O principal indício do problema é dor forte, que fica mais potente quando as pontas dos pés precisam sustentar o peso do corpo, fazer movimentos de elevação ou, ainda, quando se usa salto alto. Inchaço local, tensionamento, hipersensibilidade, incapacidade funcional parcial e desaparecimento da cartilagem são outros sintomas.
O que causa esta condição?
Os principais motivos que desencadeiam a doença de Freiberg são o crescimento ósseo rápido, situação comum em meninas que estão passando por mudanças biológicas e fisiológicas, e alterações no primeiro (curto demais) e no segundo osso do metatarso (longo demais).
Em ambos os casos, a segunda cabeça do metatarso pode estar sujeita ao tensionamento repetitivo, tal como ao praticar-se dança ou corrida.
Tratamento:
- Injeções de corticosteroide;
- Mudanças de calçados ou órteses;
- Cirurgia raramente;
- Calçados de salto baixo, possivelmente aqueles com solas mais grossas que o habitual e saltos arredondados (chamados correções com sola convexa), ou palmilhas ou outros dispositivos inseridos nos calçados que alteram a posição ou a amplitude de movimento dos pés para aliviar a pressão sobre as articulações afetadas ou áreas doloridas (órteses) são úteis.
- Problemas psicológicos, como baixa auto-estima ou depressão;
- A hipercifose é mais comum no adolescente que cresceu muito rápido e está mais alto que seus colegas da mesma idade, e também nos idosos, devido a alterações ósseas, como artrite ou osteoporose, por exemplo.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
- Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
- Unidade Berrini: (11) 2117-0100