A bursite é a inflamação da bursa (pequena bolsa composta de líquido sinovial com a função de reduzir o atrito entre duas superfícies em movimento) e pode atingir várias regiões do corpo entre ossos, músculos, tendões e articulações. Nos pés a bursite costuma ocorrer na parte inferior do calcanhar, na parte de trás do calcanhar, e ao lado de um dedo.
Os atletas de alto rendimento costumam ser mais atingidos pelo problema, justamente pelo impacto gerado na área dos pés, muitas vezes associado ao uso de calçados inadequados para a prática esportiva e pisada errada. Ao forçar a região, a bursa irá produzir mais líquido sinovial, aumentando de tamanho e causando sintomas como dor, inchaço, vermelhidão e incômodo ao apalpar ou movimentar o pé.
O diagnóstico será feito por meio de exame físico para identificar a área lesionada e o médico também pedirá exames de imagem como o raio-x (para excluir outras a possibilidade de outra doenças), além de ultrassom e ressonância magnética.
Já o tratamento envolve repouso, compressas geladas para ajudar a reduzir o inchaço e a dor, uso de anti-inflamatórios e analgésicos e fisioterapia. Pode ainda ser necessário o uso de órteses de proteção e/ou palmilhas para evitar novas lesões. Os casos mais graves podem precisar de aspiração para extrair o líquido acumulado, ou cirurgia para a remoção da bursa (apenas como última opção).
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100