Os problemas ortopédicos são aqueles que estão relacionados ao aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações, e tudo que está relacionado ao sistema esquelético e estruturas associadas. Eles podem surgir em qualquer período da vida e alguns deles são mais frequentes justamente pelo uso intenso de certas regiões do corpo. Dentre os tipos mais comuns estão:
Tendinite
A tendinite é a inflamação dos tendões que ligam os músculos aos ossos. Ela pode ocorrer em várias partes do corpo como mãos, joelhos, ombros, cotovelos, braços, pés, tornozelos e quadril. Os sintomas mais comuns da tendinite são dor, inchaço e sensibilidade ao toque da região afetada. Pode ocorrer perda da força também.
Distensão muscular
A distensão muscular ocorre quando há o alongamento excessivo das fibras musculares, sendo mais comum na região lombar e na coxa. Os sintomas são dor, fraqueza, dificuldade de movimento e, em alguns casos, hematomas localizados.
Bursite
A bursite ocorre quando há a inflamação das bursas – pequenas bolsas com líquido sinovial que protegem as articulações. A bursite causa dor, inchaço, rigidez, dificuldade de movimentação e até aumento da temperatura local. Os locais mais afetados são joelhos, ombros, cotovelos e quadris.
Ruptura de ligamento
Os ligamentos têm a função de unir dois ou mais ossos, estabilizando e protegendo as articulações do corpo. A ruptura pode acontecer em várias regiões do corpo, sendo mais comum nos joelhos, pés, ombros, mãos e tornozelos. Um paciente com ligamento rompido terá muita dor, inchaço local, hematoma, instabilidade, fraqueza e dificuldade de locomoção. Pode ocorrer também insegurança do paciente com a articulação, ao se realizar um movimento ou atividade específica.
Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o assunto e marcar uma consulta!