A síndrome dolorosa miofascial acontece quando uma pessoa sente dor em regiões específicas do corpo, em especial sobre regiões musculares.
Este local é conhecido como ponto de gatilho e nele há um pequeno nódulo que foi formado durante um longo período de tempo em que o paciente manteve algum comportamento de repetição corporal errado. Seja na postura ao se sentar, praticar um exercício excessivamente ou sofrer pancadas na mesma região.
Estresse, insônia e outras questões psicológicas também podem ajudar na criação da síndrome dolorosa miofascial, além de alterações hormonais, deficiências nutricionais, fibromialgias, problemas musculares ou no pós-operatório.
Já os sintomas, junto com a dor no ponto de gatilho, são rigidez muscular, dificuldade ao movimentar o músculo lesionado, ou sensação de falta de amplitude ao tentar realizar um movimento.
Esta lesão acontece com mais frequência nas regiões das costas, ombros e pescoço, de modo que pode ser facilmente tratada. O processo de tratamento envolve uma mudança de hábitos que fez com que o ponto de gatilho aparecesse, além de realizar alongamentos, acupuntura e fisioterapia.
Paralelamente ao tratamento muscular, o médico também pode indicar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou até uma infiltração com solução fisiológica e analgésica diretamente no ponto gatilho.
Outro hábito complementar ao tratamento é realizar compressas de água quente no local do ponto de gatilho por até vinte minutos.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!