Você sabe a diferença entre fratura e fissura? E entre luxação e entorse? Não é incomum que haja confusão entre as lesões, especialmente essas que são as que aparecem com mais frequência nos pronto-atendimentos.
Fratura
O corpo humano é composto por diversos ossos. Quando, por qualquer motivo, algum desses ossos sofre uma ruptura (quebra) acontece a fratura.
Existem diversos tipos de fratura, entre eles:
- Expostas – quando o osso se rompe e acaba perfurando e rompendo a pele;
- Fraturas por estresse – quando o osso sofre diversos microtraumas no mesmo lugar (ele acaba quebrando porque sofre o trauma repetidas vezes);
- Fraturas múltiplas – quando o osso se rompe em diversos locais;
- Entre outras.
Fissura
Imagine uma porta de madeira pintada de branco que bate repetidas vezes por conta do vento. Com o tempo, essa madeira começa a rachar. As fissuras são como se fossem essas rachaduras no osso.
Algumas literaturas médicas preferem não utilizar esse termo e falar apenas em fraturas; já outras incluem a denominação fissuras justamente como os microtraumas que resultam nas fraturas por estresse citada acima.
Luxação
No corpo, as articulações são as estruturas que unem dois ou mais ossos. Elas são como dobradiças que, com outras estruturas, criam um espaço seguro para os ossos se movimentarem. A luxação acontece quando os ossos saem do lugar, ou seja, saem da articulação.
Entorse
Já as entorses se dão quando ocorre o estiramento, ruptura parcial ou total dos ligamentos de uma articulação. Entre as mais comuns estão as de tornozelo que atingem atletas profissionais e amadores.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100