A doença de Blount, também chamada de tíbia vara, é caracterizada pela alteração no desenvolvimento do osso da canela, a tíbia, levando à deformação progressiva das pernas.Essa doença pode ser classificada de acordo com a idade em que é observada e os fatores associados à sua ocorrência em:
Infantil: quando se observa em ambas as pernas de crianças entre 1 e 3 anos, sendo mais relacionada à marcha precoce;
Tardia: quando se observa em uma das pernas de crianças entre 4 e 10 anos ou de adolescentes, sendo mais relacionada ao sobrepeso;
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença são:
- Dificuldade para andar;
- Tamanho diferente entre as pernas e dores na região.
Trata-se de um problema progressivo, no qual a curvatura das pernas é aumentada com o passar do tempo. Isso faz com que a reestruturação com o crescimento não aconteça.
Principais causas:
A doença, geralmente, está associada com fatores genéticos. No entanto, a obesidade infantil e o fato de a criança andar antes do primeiro ano de vida podem ocasionar o problema. Com relação à genética, ainda não se sabe a causa. Com relação ao sobrepeso, ele pode ocasionar aumento da pressão que ocorre no osso responsável pelo crescimento, fazendo com que fique deformado.
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito por meio de consulta médica, ocasião em que o profissional vai avaliar as condições do paciente, por meio de exames clínicos e físicos.
Além disso, um raio-x pode ser necessário para verificar o alinhamento que há entre o fêmur e a tíbia.
Tratamento:
O tratamento é feito conforme a progressão da doença e a idade do portador, podendo ser indicada a cirurgia com anestesia geral, em casos mais graves, realizada por um cirurgião ortopédico.
Em crianças, o procedimento pode ser realizado por meio da fisioterapia e com o uso de órteses, que são equipamentos específicos para ajudar no movimento do joelho, dando estabilidade para o local.
Já na adolescência é indicada a intervenção cirúrgica, acompanhada de exercícios fisioterápicos, pois há necessidade de realizar um corte na tíbia, fazendo o realinhamento desse osso.
Se o problema não for diagnosticado e tratado de forma imediata, ele pode dificultar a caminhada e levar ao desenvolvimento de artrite degenerativa no joelho, impedindo movimentos básicos e causando fraqueza na região.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
- Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
- Unidade Berrini: (11) 2117-0100