Ela pode começar durante a atividade física, em repouso ou até mesmo no sono, afinal, quem nunca sofreu com câimbra? Trata-se de uma contração contínua involuntária e repentina da musculatura que pode durar por segundos ou até minutos e tende a ser paralisante.
As causas podem ou não estar associadas ao esporte e exercício físico e ter diferentes origens, como: o uso excessivo de um músculo, fadiga, falta de condicionamento, tensão muscular, falta de hidratação, ou ainda o simples fato de manter a mesma posição por algum tempo. Porém, na maioria dos casos, a origem exata é desconhecida.
De forma geral, a condição é passageira e inofensiva, mas pode também estar relacionada a problemas mais graves como:
- Estreitamento das artérias;
- Compressão de um nervo;
- Deficiência de nutrientes como cálcio, potássio e magnésio (que influenciam diretamente no relaxamento e contração muscular);
- Uso de medicamentos diuréticos;
- Diabetes;
- Doenças neurológicas ou no fígado;
- Distúrbios da tireóide;
- Entre outros.
Embora possa acometer outras partes do corpo, as câimbras costumam ser mais frequentes nos pés, dedos e panturrilhas que são regiões sempre movimentadas e por se localizarem nas extremidades, por causa disso, os nutrientes precisam ser repostos mais vezes. Outros motivos que podem aumentar ou agravar o problema são os calçados inapropriados para a prática de exercícios e uma dieta desregrada.
Para aliviar os sintomas e até evitar episódios de câimbras é importante ter cuidados diários como praticar alongamentos antes de qualquer atividade física, tomar bastante água, manter uma dieta equilibrada, usar tênis apropriados para determinada atividade física e não sobrecarregar os músculos. Comer certos alimentos ajudam no processo de reposição de nutrientes. São eles: banana, abacate, sementes de girassol, espinafre, batata, beterraba, iogurte desnatado, brócolis, entre outros. Atualmente já existem medicamentos que fazem a reposição de minerais e vitaminas para prevenção das câimbras.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100