A capsulite adesiva, também conhecida como “ombro congelado,” é uma condição dolorosa que afeta a articulação do ombro, levando à rigidez e limitação do movimento. Essa condição ocorre quando a cápsula que envolve a articulação do ombro se torna inflamada e enrijecida, resultando na formação de tecido cicatricial.
As causas exatas da capsulite adesiva ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que esteja relacionada a fatores como traumas no ombro, condições médicas subjacentes, como diabetes, ou imobilização prolongada.
Os sintomas da capsulite adesiva geralmente se desenvolvem gradualmente e são divididos em três estágios: congelante, congelado e descongelado. O tratamento da capsulite adesiva visa aliviar a dor e restaurar a mobilidade do ombro. São algumas opções: aplicação de calor ou frio, medicação, fisioterapia ou cirurgia.
A capsulite adesiva é uma condição que pode afetar significativamente a funcionalidade do ombro. É importante procurar um médico ortopedista ao primeiro sinal de sintomas para iniciar o tratamento o mais cedo possível e evitar complicações.