Por ser uma região repleta de terminações nervosas, as mãos e os braços são áreas que apresentam maior sensibilidade. Muitas vezes o formigamento acontece nessas áreas específicas por elas serem tão sensíveis: mas nem sempre o formigamento é grave ou deve ser motivo de preocupação. Às vezes ele acontece pelo membro estar muito tempo na mesma posição, o que afeta a circulação e pode causar dormência.
Mas se o sintoma persistir por vários dias ou surgir associado a dores e desconfortos, como dor no peito ou dificuldade para falar, o paciente deve procurar um médico urgentemente. Os sintomas dos formigamentos podem ter várias causas, entre elas as mais comuns são: compressão nos nervos, dificuldades na circulação sanguínea, inflamações, abuso de bebidas alcoólicas ou doenças mais sérias como diabetes, AVCs, esclerose múltipla, taquicardia ou infarto.
Apesar de sentir o sintoma em forma de formigamento nas mãos, a origem pode estar também relacionada a um quadro de ansiedade, um problema na coluna ou até mesmo no coração. Por isso é tão importante que o paciente investigue as causas.
Ao chegar ao consultório, o médico irá investigar a intensidade e como acontece o formigamento. Exames de sangue podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico quando a suspeita do problema for diabetes, deficiência de algum tipo de vitamina ou doenças que acometam o sistema imunológico. Outro exame que também pode ser solicitado é a eletroneuromiografia, que tem a função de avaliar o comportamento neurológico dos membros.
Após a conclusão dos exames, o médico irá encaminhar o paciente para o melhor tratamento, que poderá conter fisioterapias e utilização de medicamentos específicos para cada caso.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100