Os idosos tendem a desenvolver certos tipos de problemas no joelho: seja pelo desgaste natural do corpo humano, uso excessivo das articulações, obesidade, cirurgias já realizadas nas estruturas articulares do joelho, trauma repetido e até outras doenças como gota, diabetes e distúrbios hormonais.
Os problemas mais comuns nos joelhos de idosos são:
- Artrose
A artrose atinge cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Ela é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as extremidades dos ossos. A doença também pode danificar outras estruturas das articulações, como ligamentos, membrana sinovial e líquido sinovial. Os sintomas são: dor nas articulações, inchaço, calor, rigidez, e dificuldade de movimentar os joelhos.
- Artrite
A artrite é a inflamação das articulações e existem diferentes tipos da doença, como osteoartite primária, artrite reumatoide, artrite pós-traumática, entre outras. Um paciente com artrite nos joelhos sente dor na região, enrijecimento da articulação, inchaço local, dificuldade de dobrar e estender o joelho, fraqueza nos joelhos, vermelhidão e calor na região.
- Tendinite
A tendinite é a inflamação dos tendões, normalmente ocasionada por uso excessivo das articulações. Nos pacientes idosos ela costuma surgir devido ao desgaste progressivo da articulação. O paciente com tendinite sente dor na frente do joelho, inchaço, dificuldade para movimentar a região, e a sensação de que o joelho está rígido ao acordar.
Ao sentir qualquer sintoma que envolva os joelhos, a recomendação é procurar um médico ortopedista especialista em joelhos para que ele faça o diagnóstico e possa dar a orientação sobre o tratamento adequado.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100