O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o surgimento de inúmeras doenças. Inclusive quando se trata das articulações do corpo: estar acima do peso é uma das principais causas de problemas nos joelhos. Para se ter uma ideia, a cada cinco quilos de sobrepeso, o aumento de pressão sobre as articulações do joelho é de 15 a 20 quilos.
Uma das doenças que podem ser desenvolvidas é a artrose: um desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e desconforto. Outra delas é a condromalácia patelar, que é uma inflamação na cartilagem articular, que pode inclusive deixar o joelho inoperável se não tratada com rapidez.
Doenças como lesão meniscal e lesão da cartilagem articular do joelho também podem surgir. Além da pressão sobre as articulações, o sobrepeso pode alterar a maneira como a pessoa caminha, fazendo com que as dores sejam intensificadas.
A sugestão para as pessoas que ainda não desenvolveram uma alteração articular é manter uma rotina de exercícios físicos regulares e alimentação saudável. Isso ajuda a manter as articulações fortes, fazendo com que não haja atrofias ou músculos menos tonificados – que pioram a sobrecarga nas articulações.
Já para os pacientes que têm alguma doença que compromete as articulações do joelho, a orientação é se consultar com um médico ortopedista especialista em joelho: o tratamento inicial irá envolver medicação, fisioterapia com alongamentos e fortalecimentos musculares. A perda de peso durante o processo é essencial para tirar a sobrecarga não só das articulações do joelho, mas também das outras articulações do corpo.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta.
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100