A patela, antigamente chamada de rótula, é o osso que fica na parte frontal do joelho. Ela, além de proteger toda a estrutura do joelho, também é responsável por transmitir a força da musculatura da coxa. Quando esse osso se desloca de sua posição original, ocorre a luxação patelar.
A luxação de patela é um tipo de lesão no joelho que pode acontecer em praticamente qualquer ocasião. Basta pisar de mau jeito que o osso pode sair do lugar. Algumas pessoas têm maior chance de ter a lesão por causa de sua anatomia ou por apresentar muita frouxidão dos ligamentos. A mais comum é a patela alta, que como o nome já diz, ocorre quando o osso é encontrado um pouco acima da posição normal da população em geral.
Por ser um osso visível, é fácil identificar alguém que tenha uma luxação patelar, pois a patela fica claramente fora de posição. A dor intensa na região, além da incapacidade de movimentar o joelho, também são outros sintomas. Há casos em que a pessoa tem uma sensação de que o osso saiu do lugar ou está solto. Estes acontecimentos não são uma luxação de patela, porém é recomendado buscar um médico antes que ocorra o problema por precaução.
O ortopedista especialista em joelho é o recomendado para tratar a luxação patelar. É ele quem irá sugerir o tratamento adequado, que vai de colocar gelo na região com imobilização, fisioterapias, até a necessidade de uma cirurgia, caso exista luxações recorrentes ou lesões de cartilagem.