O que é a lesão do menisco?
A Lesão de Menisco, ou Lesões Meniscais, é uma patologia que ocorre nos meniscos, cartilagem em forma de “C” que fica nos joelhos e os mantém. Estas estruturas atuam como “amortecedores”, aliviando os impactos e pressões que ocorrem a todo o momento nos joelhos.
Com o desgaste, doenças e outros fatores, as articulações e cartilagens do joelho podem apresentar problemas e acabam não funcionando direito. E o objetivo aqui é saber como agir nesses casos.
Quais são as possíveis causas e grupos de risco?
Esse tipo de lesão pode ocorrer em várias situações banais, tais como cair e torcer o joelho enquanto o pé fica fixo no mesmo lugar. Já no mundo dos esportes, que é líder em fraturas e lesões nas mãos e pernas, a lesão de menisco também é muito comum, normalmente atingindo praticantes de jiu-jitsu, futebol, basquete e tênis.
O menisco também enfraquece com a idade, sendo assim, um simples movimento ao ficar de cócoras, pode causar uma lesão. Entretanto, até mesmo pessoas ativas e jovens estão suscetíveis a doença.
Como identificar os sintomas de um menisco lesionado?
Um dos sintomas mais comuns e evidentes é a dor localizada no joelho (que piora ao agachar ou cruzar as pernas e no período da noite), breves momentos de alívio da dor ao repousar a perna, inchaço na região afetada e impossibilidade de movimentá-la.
No caso da dor, ela depende do tipo de lesão no menisco, se for uma pequena lesão, a dor será menos intensa e será sentida na parte interna do joelho, agora, se for uma lesão grave, do tipo que cause a ruptura total do menisco, a dor será mais intensa e poderá ocasionar limitação da mobilidade, chamado de “joelho travado”.
Portanto, se você estiver com esses sintomas e se enquadrar no grupo de risco, procure um ortopedista, talvez não seja uma dor passageira, mas sim um menisco lesionado. E mesmo que os sintomas sejam diferentes, procure um médico, qualquer anormalidade ou dor deve ser informada na consulta.
Certo, tenho esses sintomas, mas e o diagnóstico?
O médico ortopedista deve realizar o exame físico e examinar o joelho junto ao histórico médico do paciente. Ele também pode pedir um raio-x ou ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. Entretanto, os sintomas são diferentes e dependem do tipo de lesão.
Para o diagnóstico diferencial também são consideradas a fratura do joelho, doenças da cartilagem articular, a calcificação e o cisto do menisco.
E como funciona o tratamento?
Normalmente o tratamento indicado é o conservador, que não necessita de operação. Nele, o médico pode recomendar repouso para descansar o joelho (evitando atividades que causem dor), aplicação de gelo na região por aproximadamente 15 ou 20 minutos em média a cada duas horas, uso de uma faixa elástica para comprimir o joelho, de modo que diminua o inchaço e remédios anti-inflamatórios para aliviar a dor.
Contudo, quando apenas o tratamento conservador não funcionar, a cirurgia pode se fazer necessária.
Como é realizado o tratamento cirúrgico?
Apesar de muitos pacientes temerem a cirurgia, o procedimento indicado para lesão do menisco é a artroscopia, que é simples e pouco invasiva, sem a necessidade de grandes cortes. Para alguns casos raros e graves de lesão do menisco, pode ser necessário realizar a remoção total do menisco.
Após a cirurgia, o paciente vai precisar de algumas semanas de fisioterapia e exercícios em casa para completa reabilitação do joelho. A maioria das pessoas pode voltar ao seu nível básico de atividade cerca de um mês após a cirurgia. Lembrando que todo o tratamento deve ser feito de acordo com o médico.