A lesão do LCA é o estiramento ou ruptura das fibras do ligamento cruzado anterior.
A ruptura do ligamento cruzado anterior geralmente pode ocorrer após um trauma torcional do joelho. O mecanismo mais comum ocorre quando a pessoa roda o seu corpo e o seu pé permanece fixo no chão. Esse movimento é muito comum durante a prática esportiva.
Os sintomas são:
•Estalo forte do joelho:
•Dor intensa e inchaço em minutos;
•Dificuldade de andar sem mancar, apoiar o pé no chão, e movimentar o joelho.
A dor e o inchaço melhoraram nas primeiras semanas. Mas, a instabilidade pela falta do ligamento permanece, podendo haver a sensação que o joelho está saindo do lugar ou até nova torção, podendo ocorrer tanto em atividades esportivas quanto no dia-a-dia.
O seu diagnostico é realizado através do exame físico do joelho, são feitos testes especiais com a manipulação do joelho. Porém, se o joelho estiver muito inchado e dolorido, o exame clínico pode ser inconclusivo, e precisa ser repetido após melhora do quadro inicial.
O exame de escolha para a confirmação do diagnosticado é a ressonância magnética. Ela é essencial para identificar lesões associadas comuns, como lesões dos meniscos e da cartilagem do joelho. Não sendo necessário esperar o joelho desinchar para a realização da ressonância.
Ficou com alguma dúvida?
Agende uma avaliação com nossa equipe de ortopedia especializada para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.