Os nossos joelhos estão suscetíveis a inúmeras alterações: isso porque eles são responsáveis por boa parte da sustentação e movimentação do corpo. Um sintoma que mostra que os joelhos podem estar sobrecarregados são os estalos nessa área.
Mas por que essa sensação de estalo acontece? Intitulada de crepitação articular, ela costuma ocorrer por diminuição da produção do líquido sinovial: este tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, fazendo com que o movimento seja suave e indolor.
Quando há essa diminuição do líquido sinovial, o atrito entre os ossos das articulações fica maior causando os estalos no joelho. As principais causas de crepitação no joelho são: excesso de peso, artrose no joelho, desalinhamento corporal e alterações na patela.
É recomendado ir ao médico quando:
- Há dor ao movimentar os joelhos, seja subindo e descendo escadas, agachando, sentando, ou ao caminhar;
- Se há vermelhidão ou inchaço nos joelhos;
- Se há a sensação de que o joelho está fora do lugar.
Para melhorar o estado de crepitação no joelho, o médico ortopedista poderá recomendar sessões de fisioterapia, com exercícios de fortalecimento e alongamento. Se os sintomas estiverem associados a patologias como artrite, artrose, rupturas ou inflamações nos ligamentos e meniscos, pode ser preciso tomar remédios, realizar infiltrações e até fazer cirurgia.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100