Muitas pessoas se queixam de dor nos joelhos após correr. A dor pode estar relacionada a inúmeros fatores, sendo os mais comuns a sobrecarga e o excesso de treino. Causas como desequilíbrio na musculatura que estabiliza a articulação, falta de flexibilidade e instabilidade do movimento dos membros inferiores durante a corrida também podem ser fatores para desencadear a dor.
Porém, o corredor pode ter outras condições que causam a dor no joelho: traumas, problemas reumatológicos e deformidades precisam ser avaliados. A dor no joelho é um sinal de que o corpo está sofrendo e, se não tratada devidamente, pode levar a problemas como condromalácia patelar, tendinite patelar, síndrome iliotibial e tendinite da pata de ganso.
A recomendação é que, ao sentir dor no joelho, você procure um médico ortopedista para que ele possa fazer um exame clínico e de imagem, dando o diagnóstico correto. Muitas vezes o tratamento é feito com sessões de fisioterapia, fortalecimento muscular, alongamentos específicos e medicamentos.
É possível prevenir as dores nos joelhos causadas pela corrida com algumas medidas:
- Alongue se antes e depois do treino (principalmente depois);
- Fortaleça os músculos da região;
- Corrija vícios e postura ao correr com a ajuda de um profissional;
- Treine sem exagerar;
- Use o tênis adequado para a sua pisada.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100