Os joelhos podem apresentar deformidades e as classificações de joelho varo e joelho valgo falam sobre o mau alinhamento das articulações. Por estarem posicionados em uma angulação que não a natural, isso pode acarretar em diversas alterações, por isso, aprenda a indentificar cada um dos casos.
Joelho varo: o joelho varo, também conhecido como “pernas de cowboy” devido à sua posição, é uma condição comum em bebês e normalmente genética que faz com que os joelhos não consigam se tocar. Consequência do não alinhamento entre fêmur e tíbia, o joelho varo costuma se corrigir naturalmente, porém quando não some é preciso que os responsáveis busquem um ortopedista para iniciar o tratamento, que é feito com suplementação de cálcio e vitamina D, fisioterapia e, nos casos mais graves, cirurgia.
Joelho valgo: o joelho valgo, também conhecido como “pernas em forma de x” causa o desalinhamento para dentro, fazendo com que os joelhos formem, justamente, um x ao ficarem mais próximos do que deveriam, enquanto os pés ficam separados. O joelho valgo pode ser congênito ou adquirido, sendo que o tratamento é feito por meio de suplementação vitamínica, uso de órteses, fisioterapia e, se necessário, cirurgia.
É muito importante verificar se estas deformidades são simétricas nos dois joelhos. Caso isto não ocorra, ou seja, um joelho estiver diferente do que o outro, apresse sua visita ao médico ortopedista para uma investigação mais profunda.
O ortopedista irá fazer o diagnóstico para direcionar o paciente para o tratamento mais adequado de acordo com seu caso.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!