fbpx
Joelho

 

O que é

A artroplastia de joelho é um tratamento cirúrgico realizado na articulação do joelho. Apesar de ser uma cirurgia, a artroplastia é bem comum e, em muitos casos, é a única possibilidade para a recuperação total da articulação após o desgaste. A cirurgia consiste na troca das extremidades ósseas do fêmur, tíbia e patela lesadas, por uma prótese de substituição chamada prótese de joelho.

No geral, são várias as doenças que podem ser tratadas por meio de uma prótese de joelho. Entre as mais conhecidas está a artrose do joelho, doença que afeta a cartilagem da articulação e causa deformidade e muita dor na região, geralmente causada por processos degenerativos hereditários (artrose primária) ou por traumas como fraturas ou rupturas de ligamentos (artrose secundária). A doença costuma acontecer principalmente em idosos.

Quem precisa de artroplastia de joelho?

Em qualquer tipo de lesão existem alguns sintomas que podem durar mesmo com o tratamento feito com medicamentos e fisioterapia. São eles: dores muito intensas, inchaço, rigidez na articulação e limitação dos movimentos, além de dores mesmo em momentos de repouso e, em alguns casos mais severos, deformidades. A marcha pode ser comprometida mesmo com o uso de bengalas. Nestes cenários, a indicação adequada é a artroplastia do joelho.

O profissional indicado para realizar a artroplastia de joelho é um médico cirurgião ortopedista especialista em joelho. A artroplastia é um procedimento seguro e eficaz no alívio das dores, para corrigir defeitos na articulação e fazer com que o paciente consiga retornar às suas atividades comuns. Também chamada de prótese de joelho, a cirurgia pode utilizar diferentes tipos de implantes que, de acordo com a necessidade específica de cada paciente, serão indicados pelo ortopedista.

Observa-se que a expectativa de vida aumentou e as pessoas vivem cada vez mais. Por conta deste fator, a demanda pelo método vem crescendo, pois com os avanços na cirurgia de artroplastia de joelho é possível que os pacientes voltem a ter mobilidade, com menos dores.

É importante ainda ressaltar que não há restrições quanto à idade ou peso para a realização da cirurgia, já que o procedimento está muito mais vinculado às necessidades específicas e histórico de cada caso. A maioria dos pacientes que realiza a cirurgia para o implante da prótese de joelho, entretanto, encaixa-se na faixa etária entre 50 e 80 anos.

O procedimento

Para o procedimento cirúrgico o paciente costuma ser internado no dia em que a artroplastia será realizada e o procedimento costuma durar entre duas ou três horas. Após a internação, um anestesista irá analisar o perfil do paciente para que seja decidida a melhor anestesia para a cirurgia: a geral, a raquidiana, ou a peridural – que incide apenas da cintura para baixo. A cirurgia consiste em substituir as partes lesionadas por próteses de metal com um polietileno (plástico duro) interposto.

Mas antes da cirurgia, alguns passos são importantes para a preparação. Por isso, são necessários processos triviais para a realização do procedimento. Entre os passos anteriores à artroplastia estão: avaliação médica; realização de exames; acompanhamento dos medicamentos que estão sendo ministrados; avaliações de possíveis infecções e, então, o planejamento para a cirurgia. Após a realização de todas essas etapas, o paciente poderá agendar a artroplastia de joelho com o cirurgião ortopedista especialista.

O pós-operatório

Já no pós-operatório, cada paciente reage de uma forma, por isso, a recuperação pode variar bastante dependendo de cada caso. As indicações neste momento serão feitas pelo médico de acordo com a necessidade de cada um. No geral, recomenda-se que o paciente fique por alguns dias no hospital para uma melhor recuperação, onde serão ministrados medicamentos para alívio da dor e prevenção de coágulos sanguíneos.

Além dos medicamentos, também é recomendável sessões de fisioterapia com um programa preparado especificamente para o paciente. Nesta etapa, ainda no hospital, o paciente realizará exercícios específicos de fortalecimento do joelho operado e treinos de marcha (iniciará os primeiros passos com auxílio). Desta forma, será possível ter mais efetividade na volta à rotina, sempre de forma adequada e gradual.

É importante ressaltar que, na maior parte dos casos, a cirurgia é bem-sucedida, trazendo alívio das dores e aumento da capacidade dos movimentos da articulação, principalmente em casos de artrose do joelho. Depois de algumas semanas, o paciente já estará apto a retomar muitas de suas atividades habituais. Porém, mesmo após sua recuperação total, ainda haverá exceções, pois não são recomendados esportes de contato e atividades que forcem excessivamente o joelho.

Além disso, apesar de ser comum a recuperação dos movimentos pouco tempo após a artroplastia de joelho, o acompanhamento médico é imprescindível por alguns meses, para que seja evitada qualquer complicação.

Já a vida útil de uma prótese de joelho varia de um paciente para outro, pois depende de muitos fatores como, por exemplo, a qualidade dos implantes, o peso do paciente e de suas atividades rotineiras, além da execução da cirurgia. Por isso, é sempre importante lembrar que a artroplastia deve ser feita por um médico cirurgião especializado.

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94724-1789

Redes sociais