O trauma raquimedular (TRM) acontece quando há lesão na coluna vertebral, onde está localizada a medula espinhal e suas raízes nervosas. Normalmente acontece após grandes impactos na região, como em um acidente automobilístico, ou em uma queda intensa. Pelo fato de cerca de 40% dos pacientes com TRM não apresentarem comprometimento neurológico logo após o acidente, é essencial que a pessoa seja manipulada corretamente, para que a lesão não se torne maior e acometa a medula.
No momento da lesão, a pessoa pode apresentar:
- Dor intensa nas costas;
- Pressão na cabeça e no pescoço;
- Fraqueza;
- Falta de coordenação motora;
- Dormência e formigamento;
- Paralisia em qualquer área do corpo;
- Dificuldade para caminhar e manter o equilíbrio;
- Dificuldade para respirar.
Caso haja suspeita de trauma raquimedular, o paciente será imobilizado com colar cervical e colocado sobre prancha rígida para ser transportado até o hospital. O médico será capaz de analisar o grau da lesão por meio de exames de raio-x e, se necessário, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada também podem ser solicitadas.
O tratamento do trauma raquimedular pode ser realizado com cirurgia para que haja estabilização da lesão óssea, fazendo com que a reabilitação possa acontecer de maneira precoce. Além disso, o paciente pode também ser tratado por meios farmacológicos (terapia com corticoides), físicos (fisioterapia) e/ou imobilizações.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!