Na prática, a artroscopia possibilita ao médico visualizar o estado das estruturas interiores das articulações dos ligamentos, cartilagem e outras estruturas que compõem o interior da articulação. Ela é utilizada para diagnosticar ou reparar problemas existentes nas articulações (cirurgia minimamente invasiva), de modo que costuma ser mais utilizado nas regiões dos ombros e joelhos, e mais recentemente também nos quadris e tornozelos.
As imagens captadas pela câmera são compartilhadas em um monitor de vídeo com o cirurgião, de modo que outros instrumentos cirúrgicos sejam introduzidos na região operada para intervir exatamente no local observado pelo especialista no equipamento. Este procedimento possibilita ainda a gravação do procedimento.
A artroscopia costuma ser indicada para as seguintes ocasiões:
- Lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho
- Intervenções em tendões, cartilagem e ligamentos do ombro
- Impacto e lesões no quadril e tornozelos
- Realização de biópsia em tecidos intra-articulares
Os principais benefícios, se comparados às cirurgias abertas, por exemplo, são: a recuperação mais acelerada e um menor nível de dor no processo pós-operatório, isso porque as incisões na pele do paciente são menores. A incidência de infecção também é reduzida nestes procedimentos.
Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100