O que é artroscopia do ombro
Utilizado para tratar problemas na articulação do ombro, a artroscopia do ombro é um procedimento que consiste em explorar a área interna/externa da articulação com uma câmera que fica acoplada na extremidade de uma de uma espécie de canudo, que por sua vez é inserido em uma incisão de menos de 1cm.
Por ser feita com um corte pequeno, este tipo de cirurgia do ombro normalmente é menos doloroso e apresenta um tempo de recuperação mais curto que as cirurgias abertas.
Indicações para artroscopia do ombro
A artroscopia do ombro é recomendada para tratar casos em que a dor no ombro não passa com procedimentos não cirúrgicos, como: fisioterapia, repouso e medicação. Essa dor no ombro pode ser derivada de lesões, uso excessivo e desgastes no tecido e na articulação.
Alguns exemplos comuns de condições tratadas pela Artroscopia do ombro são: capsulite adesiva (ou ombro congelado), instabilidade glenoumeral e síndrome do impacto (lesão do manguito rotador) no ombro.
Um ortopedista especialista em ombro também pode precisar da artroscopia de ombro para diagnóstico, pois ela permite a localização de alguma lesão que não tenha sido identificada anteriormente nos exames de imagem.
Como é feita a artroscopia do ombro
Este tipo pouco invasivo de cirurgia do ombro pode durar entre 15 minutos e pouco mais de uma hora, dependendo da necessidade. Será designado um anestesista para aplicar o método sedativo mais indicado. Normalmente são combinadas a anestesia local, uma injeção aplicada no pescoço, que adormece a região do ombro e pescoço, com algum sedativo geral – assim, o paciente não fica acordado e desconfortável durante o procedimento.
O próximo passo é injetar soro fisiológico, que vai inchar a articulação e tornar mais fácil para o cirurgião observar as estruturas internas. Feito isso, outros instrumentos específicos – usados para raspar, cortar, coagular ou o que for necessário - serão inseridos por outras pequenas incisões. O médico observa tudo por um monitor de TV durante a cirurgia do ombro. A cirurgia pode ser gravada e entregue ao paciente.
Pós-operatório da artroscopia do ombro
Apesar de não ser um procedimento tão invasivo quanto outros tipos de cirurgia, a artroscopia do ombro requer alguns cuidados do paciente durante o período de recuperação. É comum que a área ao redor das incisões tenha alguns hematomas, que são temporários e costumam desaparecer dentro de duas semanas.
Um pouco de dor no ombro também é normal no período, e o médico pode receitar analgésicos e anti-inflamatórios para ajudar no processo. Outras possíveis recomendações são: gelo, repouso, uso de tipoia e deitar com o encosto mais reclinado.
Após esse tempo, normalmente é realizado um tratamento fisioterapêutico para recuperar a força e a mobilidade, mas tudo isso será recomendado e esclarecido pelo ortopedista especialista em ombro.
Mais informações
A artroscopia é realizada desde a década de 70 e seu nome significa “olhar dentro da articulação”. Por ser feita com instrumentos finos e pequenos cortes, seu tempo de recuperação é menor que outras cirurgias e não gera grandes cicatrizes, além de permitir a observação de uma área maior através de uma mesma incisão. Atualmente este procedimento já é comumente escolhido como primeira opção entre os médicos ortopedistas.
Em casos de dor no ombro constante, é recomendável procurar um ortopedista especialista em ombro para definir o tratamento mais adequado.