Reumatologia

Um dos erros mais cometidos pelas pessoas é falar do reumatismo como se fosse uma doença específica. No entanto, reumatismo é a denominação de um grupo com mais de 200 doenças reumáticas. Segundo o ministério da saúde, 12 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de reumatismo. A maioria destas doenças afeta tecidos como cartilagens, ossos e articulações, e outras podem até mesmo afetar órgãos como cérebro, coração e pele. Mas você sabe quais são as principais doenças reumatológicas? É exatamente sobre isso que vamos falar aqui.

Um dos reumatismos mais comuns que afeta as juntas, é a artrite reumatoide. Em números, ela afeta mais de 2,5 milhões de brasileiros. É muito comum ela ser comparada à artrose, um outro tipo de reumatismo que também integra o grupo principal.

A diferença entre estas duas, é que a artrite reumatoide é uma doença autoimune, causadora de inflamações responsáveis por deformidades em articulações e ossos. Já a artrose desgasta cartilagens da articulação e vai ser manifestar entre os 50 e até os 80 anos, sendo que todas as pessoas sofrerão de algum desgaste nas juntas. No entanto, nem todas sentem dores em decorrência da artrose, algumas descobrem sofrer da doença durante exames de imagem sem ao menos sentirem dor.

Outros reumatismos

Outros tipos de reumatismos também são muito comuns, mas causam sintomas e afetam órgãos diferentes, são eles: lupus erimatoso sistêmico (afeta o rim e também juntas e músculos), esclerodermia (que acomete principalmente a pele) e febre reumática, que afeta o coração. Cada uma dessas doenças afeta pessoas de sexos, idades e características diferentes. O reumatismo pode se manifestar tanto em bebês como em pessoas bem idosas, por exemplo.

Tratamento

De qualquer forma, é correto dizer que as duas principais doenças reumatológicas são a artrose e a artrite reumatóide. No passado, o tratamento destas doenças envolvia o uso massivo de anti-inflamatórios e medicamentos corticoides, mas hoje já se sabe que estes medicamentos devem ser usados com parcimônia e extrema cautela, já que podem trazer consequências à saúde.

Atualmente, o tratamento de reumatismo dispõe de imunossupressores, que inibem os efeitos destas doenças. Há outros tipos de medicamentos mais novos e eficientes, mas são extremamente caros e ainda não estão abertamente disponíveis.

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94143-0032

Redes sociais