Quadril

Muitos pacientes, principalmente na terceira idade, podem precisar de cirurgia para prótese de quadril: a artroplastia de quadril se faz necessária em pacientes que apresentam desgastes nas articulações que podem ser decorrentes de doenças, como necroses avasculares, deformidades da infância, artrose e artrite reumatóide. Pacientes que sofreram luxações ou fraturas na região do quadril também podem precisar de próteses. Cabe ao médico ortopedista definir qual material deve ser utilizado no procedimento, que varia de acordo com o quadro e necessidade de cada paciente.

A artroplastia de quadril é uma intervenção cirúrgica ortopédica indicada para substituir as articulações do quadril por meio de uma prótese. E existem diferentes tipos de próteses: cimentadas e não cimentadas, que podem ser de metal, cerâmica ou de polietileno.

A escolha ideal para cada cirurgia depende da avaliação médica, uma vez que alguns pacientes têm necessidade de um modelo de prótese ou têm riscos elevados de falha em outros. Idade, nível de atividade física e anatomia são os principais fatores levados em consideração no momento de fazer a avaliação do modelo adequado.

Prótese cimentada

Nesse tipo de prótese, o cimento ósseo é utilizado como estrutura de ligação da prótese ao osso. Esse modelo geralmente é indicado para pacientes com osteoporose ou em casos nos quais a recuperação precisa ocorrer de maneira mais rápida, sobretudo em pessoas mais velhas.

Prótese não cimentada

O modelo não cimentado é fixado no osso por meio de atrito (pressão), isto é, a prótese possui uma superfície de textura mais áspera que se encaixa ao osso do paciente. A cirurgia com modelos não cimentados geralmente são recobertas por hidroxiapatita, uma substância que estimula o desenvolvimento ósseo.

Após a alta hospitalar, o paciente deve seguir rotina de fisioterapia por pelo menos seis meses. Estimulantes musculares com aparelhos elétricos e exercícios de equilíbrio também podem fazer parte do processo de reabilitação pós-cirúrgico.

Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94143-0032

Redes sociais