Traumatologia

Você sabia que as fraturas em crianças e adultos podem ter consequências e recuperação diferentes? A maior causa de elas não acontecerem da mesma maneira está associada ao desenvolvimento dos ossos, que nas crianças ainda está acontecendo, enquanto nos adultos já está finalizado.

Até os oito anos de idade, são comuns as fraturas classificadas como “em galho verde”: neste tipo de fratura os ossos do paciente infantil não se quebram por completo, já que são mais flexíveis e resistentes dos que o de um adulto. Nas crianças, mesmo que a fratura seja considerada grave, a consolidação óssea tende a ser mais rápida e eficiente. Raramente uma criança irá precisar fazer uma cirurgia por conta de uma fratura.

Por ainda estarem em processo de crescimento, as crianças estão suscetíveis a um tipo de fratura que não acontece em adultos, que ocorre na placa de crescimento (fise). Se a fratura atingir a fise óssea, assimetrias e deformidades podem ocorrer com o crescimento dos ossos longos. Por isso o raio-x é importante, já que nele há a possibilidade de saber se a placa de crescimento foi atingida.

As fraturas mais comuns nas crianças ocorrem nas mãos, no punho, no antebraço, no fêmur, e no cotovelo. Os responsáveis devem levar a criança imediatamente para o pronto atendimento, caso suspeitem de fratura.

O tratamento dependerá do grau de comprometimento da fratura e poderá ser feito com:

- Imobilização: com gesso ou tala imobilizadora (para fraturas leves);

- Redução fechada: quando o cirurgião anestesia o paciente e manipula os ossos para que eles possam “ser colocados no lugar”, seguida de imobilização;

- Cirurgia: quando o desvio ou a fragmentação do osso fraturado é muito grave.

Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta!

Unidade Perdizes: (11) 3672-3114

Unidade Berrini: (11) 2117-0100

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94143-0032

Redes sociais