Reumatologia

redes sociais2019

O ramo da reumatologia é extremamente importante, pois cuida de doenças que, em muitos casos, causam dores intensas e constantes nos pacientes. As condições também são conhecidas por comprometer, com o tempo, a mobilidade das pessoas (como, por exemplo, nos casos de doenças que acometem as costas e as “juntas” das mãos).

A reumatologia é uma especialidade da medicina. Por isso, para se tornar um médico reumatologista, o profissional precisa cursar a faculdade de medicina, se especializar na área de reumatologia e realizar os períodos de residência. O reumatologista pode também realizar estudos e pesquisas sobre as doenças relativas a essa área.

Reumatologia sintomas, são mais de 100 doenças que estão dentro do espectro acompanhado pelos profissionais da reumatologia; logo, são diversos sintomas retratados pelos pacientes. Alguns são comuns em várias das patologias – em especial a dor: dor nas articulações, principalmente.

Como as doenças reumáticas atingem com frequência o aparelho locomotor do corpo humano (sistema ósseo, articular e muscular), outro sintoma comum é a dificuldade ou perda de capacidade de efetuar certos movimentos.

As doenças reumáticas também atingem órgãos internos do corpo (incluindo doenças autoimunes). Em muitos desses casos, a condição vem “de dentro pra fora”, tem início em órgãos como sistema nervoso, coração e rim, e, com o tempo, apresenta sinais externos. Um dos principais sintomas nesses casos é a febre, indicador de infecção interna.

Inchaço e cansaço constante também são sintomas presentes no dia a dia de quem apresentar certos reumatismos.

Os sinais precisam ser observados constantemente, ainda mais se aparecerem em conjunto. É preciso avaliar se há progressão para poder informar ao médico.

Reumatologista trata o quê?

O reumatologista vai tratar, então, de todas as doenças caracterizadas como reumatismos. Entre elas estão a osteoartrite, a fibromialgia, artrite reumatoide e a gota.

Reumatologia significado

A palavra reumatologia vem do grego rheuma, que significa fluxo. Acredita-se que, com o passar dos anos, a palavra foi ganhando novo significado por estar atrelada à busca por explicar o fluxo – o caminho – dos inchaços característicos de doenças reumáticas que “passeiam” pelas articulações do corpo.

Hoje, o significado de reumatologia está ligado aos estudos, pesquisas, diagnósticos e tratamentos das doenças classificadas como reumatismo.

Reumatoide

O termo reumatoide é conhecido por compor a nomenclatura de um dos reumatismos mais conhecidos: a artrite reumatoide. Ela se caracteriza pela inflamação nas articulações (nas juntas), aparecendo mais comumente nas mãos, joelhos e pés. A doença causa deformidade; nas mãos, por exemplo, os dedos parecem estar ‘tortos’. Por definição, o termo reumatoide é um adjetivo que quer dizer que algo é reumatismo.

Reumatologia ortopedia

Quando surge uma dor no punho, alguma deformidade nas articulações ou um incômodo nas costas, o mais comum é procurar um médico especializado em ortopedia. Mas, e se o caso for reumático? Em geral não existem problemas, já que as especialidades trabalham bastante em conjunto e possuem pontualidades em comum. Se o médico ortopedista identificar um reumatismo, o mais comum é que ele indique um especialista em reumatologia para o paciente.

No entanto, mesmo que haja uma comunicação entre os especialistas, é ideal que a pessoa que possui os sintomas mantenha-se informada para ter a opção de buscar a ajuda de um reumatologista, agilizando assim o início do tratamento.

Esse conhecimento é ainda mais importante quando se fala em crianças e adolescentes que podem ter muitas doenças reumáticas tratadas logo no início pela área da reumatologia pediátrica. Existem muitas condições entre as descritas que surgem nos pequenos e outras que aparecem apenas em certas épocas da vida, como no caso da artrite idiopática juvenil.

Reumatologia doenças

Existem mais de 100 doenças na literatura médica caracterizadas como reumatismos. Algumas são mais conhecidas e aparecem mais frequentemente: lúpus eritematoso sistêmico, uma doença autoimune (reumatologia nefrologia – a inflamação começa pelo rim. Necessidade de atenção às alterações da urina e incômodo para urinar. Reumatologia endocrinologia – em meninas, durante o período de alteração hormonal), osteoartrite, febre reumática, gota, artrite reumatoide, osteoporose e bursite.

Reumatologia diagnóstico e tratamento

Quanto antes as doenças reumáticas forem diagnosticadas, melhor. Embora nem todas as patologias possam ser curadas, o controle dos sintomas pode devolver ao paciente a qualidade de vida.

O diagnóstico envolve exames clínicos, avaliação dos sintomas, exames de imagem e outros exames laboratoriais, solicitados de acordo com cada caso.

O tratamento varia de caso para caso, levando em conta a idade do paciente, o estágio da doença, as condições de vida, etc. Cada condição vai demandar um tipo de tratamento exclusivo, mas, entre as medidas comumente tomadas, podemos encontrar mudanças nos hábitos de vida (alimentação saudável e exercícios físicos), uso de medicamentos (tratamento farmacológico), sessões de fisioterapia, uso de órteses, entre outros.

 

Veja também

Inchaço, dores e vermelhidão no cotovelo podem ser sintomas de bursite

Síndrome do impacto - Lesão do manguito rotador

Cuidado. As doenças do cotovelo às vezes causam danos irreversíveis

Nossos parceiros

hspe

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114
WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100
WhatsApp: (11) 94143-0032