Ortopedia Geral

Algumas expressões para se referir a lesões causadas em acidentes no esporte ou tombos, por exemplo, podem confundir o paciente, isso porque elas possuem poucas diferenças. É o caso de luxação, contusão e entorse. Se você for uma pessoa ativa e que pratica esportes, então é muito provável que já tenha sofrido de algum desses traumas, mas caso não seja ou não saiba a diferença entre as expressões, então esse artigo é para você.

Luxação

A luxação ocorre basicamente quando o osso se desloca, isto é: quando ele sofre uma lesão durante a prática de esportes e com impacto suficiente para fazer o osso sair da articulação. Casos assim são representados no cinema, onde um personagem sofre deslocamento/luxação e um segundo personagem aparece para colocar no lugar. Embora não seja tão simples, a lógica é essa. A importância de rapidamente colocar no lugar se deve aos traumas que podem gerar em nervos e tendões por compressão. O termo comumente utilizado: “é só uma luxação”, está errado, pois trata-se de uma lesão grave e urgente.

Entorse

O entorse ocorre quando um ligamento sofre uma distensão (alongamento). Basicamente, os ligamentos são tecidos fibrosos que ligam e posicionam os ossos nas articulações. É comum encontrar menções de que o alongamento anormal dos tendões é tratado como entorse, mas o correto é tratar como estiramento. É importante salientar esta diferença, pois são lesões em estruturas diferentes.

O tratamento para distensão de ligamentos vai depender da seriedade do caso. Normalmente a cirurgia é indicada para situações onde a lesão é completa e com grande potencial de não cicatrizar, principalmente nos ligamentos intra-articulares.

Contusão

Já a contusão é um trauma direto nos tecidos moles, que pode se disfarçar de entorse, luxação e até mesmo de uma fratura, pois os sintomas são praticamente os mesmos. Mas fique tranquilo, a contusão não é tão séria como as outras lesões. O processo de recuperação é rápido e você pode retomar as atividades diárias logo após o fim da inflamação.

Portanto, a luxação é quando o osso se desloca da articulação por conta de uma lesão com impacto, e o entorse se refere ao alongamento demasiado dos ligamentos, já a contusão é apenas uma lesão em tecidos moles pelo trauma.

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94143-0032

Redes sociais