Joelho

O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o surgimento de inúmeras doenças. Inclusive quando se trata das articulações do corpo: estar acima do peso é uma das principais causas de problemas nos joelhos. Para se ter uma ideia, a cada cinco quilos de sobrepeso, o aumento de pressão sobre as articulações do joelho é de 15 a 20 quilos.

Uma das doenças que podem ser desenvolvidas é a artrose: um desgaste das cartilagens que revestem as extremidades ósseas, causando dor e desconforto. Outra delas é a condromalácia patelar, que é uma inflamação na cartilagem articular, que pode inclusive deixar o joelho inoperável se não tratada com rapidez.

Doenças como lesão meniscal e lesão da cartilagem articular do joelho também podem surgir. Além da pressão sobre as articulações, o sobrepeso pode alterar a maneira como a pessoa caminha, fazendo com que as dores sejam intensificadas.

A sugestão para as pessoas que ainda não desenvolveram uma alteração articular é manter uma rotina de exercícios físicos regulares e alimentação saudável. Isso ajuda a manter as articulações fortes, fazendo com que não haja atrofias ou músculos menos tonificados – que pioram a sobrecarga nas articulações.

Já para os pacientes que têm alguma doença que compromete as articulações do joelho, a orientação é se consultar com um médico ortopedista especialista em joelho: o tratamento inicial irá envolver medicação, fisioterapia com alongamentos e fortalecimentos musculares. A perda de peso durante o processo é essencial para tirar a sobrecarga não só das articulações do joelho, mas também das outras articulações do corpo.

Para mais informações, acesse nosso site, ou entre em contato para tirar suas dúvidas e marcar uma consulta.
Unidade Perdizes: (11) 3672-3114
Unidade Berrini: (11) 2117-0100

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94143-0032

Redes sociais