Coluna

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras e, naturalmente, possui curvaturas que permitem a sustentação, equilíbrio e a movimentação do corpo, além do funcionamento dos órgãos torácicos. Porém o corpo pode desenvolver desvios na coluna, sendo os mais comuns hipercifose, lordose e escoliose.

Alguns dos motivos para esses desvios na coluna são: má postura, traumas, problemas congênitos e até tumores. Saiba a diferença entre os principais tipos de desvios na coluna.

Hipercifose torácica

a cifose é a curvatura normal da coluna vertebral, por isso, quando definimos um desvio anormal, ele é classificado como hipercifose. Ela ocorre quando as vértebras da coluna se curvam de maneira errada para trás, causando a postura de ‘corcunda’. Os casos podem se manifestar durante a infância ou adolescência. Já durante a terceira idade, ela está relacionada à osteoporose, doenças reumáticas ou mesmo hereditária.

Lordose lombar

a hiperlordose ocorre quando as vértebras lombares possuem curvatura excessiva para dentro, causando a síndrome do bumbum arrebitado, além de barriga mais saliente. Nas crianças a hiperlordose tende a se corrigir sozinha, de todo jeito, quando está muito fora do padrão, o ideal é a avaliação de um médico ortopedista. Nos pacientes adultos, necessita de tratamento e correção postural.

Escoliose

a escoliose é a curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, causando o desvio em forma de “C” ou de “S”. Ela costuma ser mais recorrente durante o pico de crescimento, sendo que a maioria dos casos é leve. Porém existem quadros mais graves, causando dor e incapacidade.

Quando o assunto é desvio na coluna, o uso de coletes corretivos, sessões de fisioterapia ou RPG e alguns exercícios específicos costumam bastar para corrigir o problema. A cirurgia para corrigir os desvios na coluna só é usada em último caso e quando o desvio é muito intenso.

Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre o assunto e marcar uma consulta!

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114

WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100

WhatsApp: (11) 94143-0032

Redes sociais