Artroscopia

artroscopia do joelho

O que é?

A Artroscopia do Joelho é um procedimento cirúrgico realizado para diagnosticar ou tratar alguma alteração no joelho, uma das articulações mais importantes do corpo humano. A cirurgia é minimamente invasiva e permite que o médico tenha uma visão completa e clara de todos os elementos que compõe a estrutura.

Durante o procedimento, o ortopedista especialista em joelho insere o artroscópio (um aparelho que contém uma microcâmera na ponta) na região. As imagens são transmitidas em tempo real para um monitor de TV, possibilitando a avaliação médica e gravação da cirurgia.

As primeiras Artroscopias foram realizadas nos anos 1960 e, desde lá, vêm sendo aperfeiçoadas com avanços tecnológicos – tanto para o aparelho utilizado, o artroscópio, quanto para as imagens (altas resoluções).

Quando realizar a Artroscopia do Joelho?

Como dito acima, a Artroscopia do Joelho funciona tanto para diagnósticos, como para tratamentos. Por essa razão, existem diversas indicações para realizar o procedimento.

Os pacientes que apresentam edema (aumento de líquido na região), dor recorrente no joelho, travamento, rigidez ou falseamento do joelho, podem receber a indicação da cirurgia para auxiliar no diagnóstico. Como a Artroscopia do Joelho também funciona como método reparativo, em muitos casos, o médico já pode realizar o tratamento durante a cirurgia, após definir a causa do problema.

Também é muito comum que a cirurgia seja indicada para pacientes que possuem lesão do menisco, lesões da cartilagem e lesão do ligamento cruzado anterior e posterior.

Como funciona o procedimento?

A Artoscopia do Joelho é um dos procedimentos ortopédicos mais comuns hoje em dia. Como dito anteriormente, ela ocorre por meio da análise de imagens obtidas com ajuda do artroscópio, que é inserido no joelho do paciente por meio de duas pequenas incisões. Para auxiliar a visualização, o médico infunde soro fisiológico no interior da articulação.

A cirurgia do joelho pode ser realizada sob anestesia regional, sob anestesia regional com sedação ou sob anestesia geral. A escolha de qual anestesia será aplicada é feita em conjunto pelos anestesistas, médicos e paciente.

Durante o procedimento, o ortopedista pode inserir outros instrumentos cirúrgicos para realizar as correções/tratamentos necessários. Eles são inseridos pelas mesmas incisões já feitas, sem outros efeitos para o paciente.

A cirurgia do joelho pode levar entre 30 minutos e 2 horas. Tudo vai depender do tipo de procedimento realizado; se será apenas um procedimento de diagnóstico ou uma cirurgia com intervenções para reparos, por exemplo.

Normalmente, a Artroscopia do Joelho é um procedimento com internação de curta permanência. Em alguns casos, o paciente recebe alta do hospital no mesmo dia (hospital dia). O tempo de permanência dependerá da avaliação do médico especialista.

Assim como em qualquer outro procedimento cirúrgico, o paciente que realizará a Artroscopia do Joelho deve passar por uma bateria de exames pré-operatórios indicados pelo médico, a fim de observar suas condições físicas para a cirurgia.

Como é o pós-operatório da Artroscopia do Joelho? E a recuperação?

A recuperação da Artroscopia do Joelho costuma ser mais tranquila e rápida que uma cirurgia tradicional de joelho com cortes “abertos”. Em geral, os curativos das incisões podem ser retirados no dia seguinte à cirurgia e higienizados com soro fisiológico.

Uma das indicações comuns do pós-operatório é manter a perna elevada para minimizar os inchaços na região. Também pode ser recomendada a aplicação de gelo no joelho.

Em alguns casos, o médico pode pedir que o paciente use muletas por um período até a recuperação da região. Além disso, ele pode prescrever analgésicos para aliviar a dor, além de anti-inflamatórios e antibióticos, dependendo do caso.

A recuperação da Artroscopia do Joelho também conta muito com fisioterapia. Os exercícios de fortalecimento ajudam a recuperar a força e estrutura dos músculos da perna e estruturas do joelho. O mais comum é que o paciente volte a realizar todas as suas atividades entre seis e oito semanas.

As complicações após a Artroscopia do Joelho são raras, mas se houver algum sinal de alerta, como sangramento excessivo no local das incisões, febre ou aumento progressivo de dor, é importante procurar o médico.

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114
WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100
WhatsApp: (11) 94143-0032