Artroscopia

O que é artroscopia?

A artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite ao cirurgião observar lesões intra e extra-articulares sem a necessidade de uma cirurgia aberta no paciente. Em geral, é um método simples e pouco dolorido que pode ser usado tanto para diagnósticos, quanto para realizar o reparo de um problema/lesão articular ou extra-articular. Os materiais cirúrgicos artroscópicos e laparoscópicos ocasionaram uma verdadeira revolução na área médica, em especial na ortopedia, pois permitem um rápido acesso a articulação sem ocasionar danos maiores. A artroscopia pode ser realizada na maioria das articulações sinoviais do corpo humano, em especial no joelho e ombro, que são articulações maiores e permitem melhor visão e mobilidade para execução de procedimentos.

Como é realizado a artroscopia?

Para o procedimento de artroscopia, são feitos dois ou três pequenos cortes na região lesionada, em um deles, é inserido o Artroscópio, uma câmera com a espessura de um canudo ou um botão, que transmite imagens para um monitor por onde o cirurgião irá analisar e se basear para o diagnóstico ou reparação, no outro, é inserido um gancho para reparo da lesão, ou mesmo uma pinça, para o caso da remoção de um corpo solto. Apesar de simples, a Artroscopia exige uma sala cirúrgica e anestesia. O procedimento leva em torno de uma hora para ser realizado, dependendo da patologia ou de quais tratamentos serão necessários.

Quando a artroscopia é indicada?

Atualmente, artroscopia é indicada para lesões em diversas regiões, como ombro, quadris, tornozelos e joelho. Em regiões mais delicadas, como a ATM (articulação temporomandibular), cotovelos, punhos e dedos, são utilizadas câmeras menores. Problemas como: Tendinite, ruptura de tendões, inflamação, calcificação, lesões de menisco, ligamentos e fragmentos soltos de cartilagens ou osso, podem ter a artroscopia como indicação.

É necessário lembrar que a artroscopia pode ser indicada quando testes como raios-x, ressonância magnética ou tomografia tiverem resultados inconclusivos. Dessa forma, o médico pode recomendar o procedimento como diagnóstico e tratamento.

Tempo de recuperação de uma artroscopia

Apesar de o processo de recuperação ser menos dolorido, do que em uma cirurgia aberta, são necessárias algumas semanas para a completa recuperação. É recomendado, que o paciente pratique exercícios para restaurar a força e mobilidade, dependendo também da recomendação do médico. Não é raro pacientes retomarem atividade diárias – como trabalho – poucos dias após o procedimento, contudo, se as atividades no trabalho forem pesadas, o tempo de recuperação será maior.

Mais informações

Os pontos da artroscopia serão removidos entre sete e 14 dias. Gelo e ataduras de compressão podem ser usados para reduzir qualquer inchaço. Além disso, analgésicos podem ser prescritos pelo médico para aliviar qualquer dor ou desconforto. O cirurgião deve informar o momento de retomar a atividade normal.

É importante salientar que o procedimento foi adotado como cobertura assistencial nos planos privados de saúde em 8 de janeiro de 2008 pela resolução do artigo 10 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que garante cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde privados para a artroscopia.

Além disso, o procedimento de artroscopia também é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como conta na Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e Insumos Estratégicos do SUS referente ao grupo 4, disponível no site do Ministério da Saúde.

Agende sua consulta online

Marque agora sua consulta através do nosso agendamento online.

Agende agora

Serviços ao paciente

Veja aqui a relação de serviços próximos a nossos endereços:

Unidade Perdizes

Rua Cardoso de Almeida, 634 Cj 32
Perdizes - São Paulo, SP
CEP: 05013-000

Telefone: (11) 3672-3114
WhatsApp: (11) 98834-1309

Unidade Berrini

Rua Hilário Furlan, 107
Brooklin - São Paulo, SP
CEP: 04571-180

Telefone: (11) 2117-0100
WhatsApp: (11) 94143-0032